Exmo/a Sr/Sra:
A Universidade de Évora está a realizar um estudo na área da formação contínua e desenvolvimento profissional dos Técnicos Superiores de Diagnósticos e Terapêutica (TSDT) em Portugal, com a finalidade de aprofundar o conhecimento sobre as repercussões da digitalização e Inteligência Artificial (IA) no seio destes profissionais de saúde. Trata-se de um estudo enquadrado na Operação PESSOAS-FSE+-01749600, tendo como entidade promotora a União Geral de Trabalhadores (UGT), no âmbito do Programa Demografia, Qualificações e Inclusão, (PESSOAS 2030), da tipologia Capacitação dos Parceiros da Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS), com o objetivo geral de capacitação dos parceiros sociais.
O presente estudo tem como objetivos gerais: a) Analisar prospetivamente a repercussão da inteligência artificial (IA) no âmbito das necessidades de formação contínua dos técnicos superiores de diagnóstico e de terapêutica (TSDT) em Portugal (continente); b) Caraterizar prospetivamente o sistema de ação concreto de desenvolvimento profissional dos técnicos superiores de diagnóstico e de terapêutica (TSDT) no contexto da integração da inteligência artificial (IA) e de eventuais tecnologias de diagnóstico emergentes a aplicar nos procedimentos e praticas de prestação de cuidados de saúde, num horizonte temporal de médio e longo-prazo, na perspetiva dos principais atores e/ou stakeholders das profissões TDST reguladas em Portugal (continente).
Trata-se de um estudo interdisciplinar, coordenado por José Manuel Saragoça (jsaragoca@uevora.pt), Professor Associado do Departamento de Pedagogia e Educação da Escola de Ciências Sociais e Subdiretor desta unidade orgânica da Universidade de Évora.
O estudo mereceu o parecer positivo do Encarregado de Proteção de Dados - EPD da Universidade de Évora, devidamente homologado pela Magnífica Reitora da Universidade de Évora em 2025-12-04, bem como o parecer favorável da Comissão de Ética da Universidade de Évora de 2026-01-09 (Proc. GD/47468/2025).
Para concretizar a finalidade do estudo, solicitamos a sua colaboração no preenchimento deste inquérito prospetivo, cujas respostas são confidenciais, anónimas e exclusivamente tratadas de forma agregada para fins científicos. Estimamos cerca de 20 minutos para o preenchimento do inquérito prospetivo. Não há respostas certas e erradas relativamente a qualquer um dos itens, pretendendo-se apenas que elas reflitam a realidade, a experiência, as práticas e tendências na sua área profissional, isto é, o que nos interessa é conhecer a sua opinião sobre as repercussões da digitalização e Inteligência Artificial (IA) no âmbito da formação contínua e desenvolvimento profissional dos TSDT.
Agradecemos, desde já, a sua disponibilidade e colaboração.
Equipa de Investigação (docentes da ECS; investigadores do Centro de Investigação em Educação e Psicologia - CIEP; Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades - CIDEHUS): José Manuel Saragoça (Investigador Principal, ECS/CIEP), Mónica Brito (Investigadora, ECS/CIDEHUS).
Existem 49 perguntas neste questionário.