0%
Caution: JavaScript execution is disabled in your browser or for this website. You may not be able to answer all questions in this survey. Please, verify your browser parameters.

Estudo sobre o impacto da pandemia da COVID-19 nas condições de trabalho dos profissionais de saúde

O Departamento de Ciências Médicas e da Saúde da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade de Évora (DCMS-ESDH, UÉvora) está a realizar um estudo sobre o impacto da pandemia da COVID-19 nas condições de trabalho dos profissionais de saúde, com a finalidade de aprofundar o conhecimento sobre as referidas situações, enquadrado na Operação n.º POISE-01-3726-FSE-000019, promovida pela União Geral de Trabalhadores (UGT), ação cofinanciada pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia através do FSE (Fundo Social Europeu), inserido no eixo do reforço da capacitação institucional dos parceiros sociais com assento na CPCS (Comissão Permanente da Concertação Social).

O presente estudo tem como objetivos gerais contribuir para a melhoria do conhecimento das situações de trabalho e relações laborais nas organizações de serviços de saúde e propor medidas para promover ações que contribuam para a melhoria das condições do exercício profissional em tempo pandémico.

O estudo conta com a colaboração de especialistas nacionais, nomeadamente do Departamento de Saúde Ocupacional e Ambiental da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

Trata-se de um estudo interdisciplinar, coordenado por Carlos Alberto da Silva (casilva@uevora.pt) e Adelinda Candeias (aac@uevora.pt), Professores da DCMS-ESDH, UÉvora.

Para concretizar a finalidade do estudo, solicitamos a sua colaboração no preenchimento deste questionário, cujas respostas são confidenciais, anónimas e exclusivamente tratadas de forma agregada para fins científicos.

Estimamos cerca de 20 minutos para o preenchimento do questionário. Não há respostas certas e erradas; o que nos interessa é conhecer a sua opinião sobre o impacto da COVID-19 nas condições de trabalho dos profissionais de saúde.

Agradecemos, desde já, a sua disponibilidade e colaboração.

Este inquérito é anónimo.

O registo das respostas ao inquérito não contém qualquer informação sobre a sua identidade, excepto se alguma pergunta do inquérito solicitar alguma identificação e a fornecer.

Se usou um código para aceder a este inquérito este código não será guardado junto com as suas respostas. O código é gerido numa base de dados separada e apenas é utilizado pelo programa para registar que concluíu o inquérito. Não há forma de relacionar os códigos dos convidados a participar no inquérito com as respostas dadas.


Obtenção do Consentimento Informado, Esclarecido e Livre

Atenção: Por favor, leia atentamente a seguinte informação. Se concorda em participar no estudo, queira por favor assinalar mais abaixo a opção [checkbox]. Se tiver alguma dúvida, não hesite em contactar o Investigador Principal do estudo, Professor Carlos Alberto da Silva (DCMS-ESDH, U.Évora; e-mail: casilva@uevora.pt; tef.: 266740800). Sem prejuízo do contacto com o investigador principal, para mais esclarecimentos, poderá ainda contactar o Encarregado de Proteção de Dados - EPD da Universidade de Évora (e-mail: epd@uevora.pt). Mais se informa do direito de apresentar reclamação à Comissão Nacional de Proteção de Dados – CNPD, autoridade nacional e controlo de dados nacionais (ver em: https://www.cnpd.pt/).

Considero-me devidamente esclarecido(a) quanto aos objetivos do estudo, pelo que declaro que aceito participar no estudo e que permito a utilização dos dados recolhidos, sob a garantia da confidencialidade e anonimização dos dados. Aceito que a minha  participação é voluntária e que existe a possibilidade de, a qualquer momento, desistir de participar.