Este questionário insere-se no âmbito do projeto InMAP – Memórias e Arquivos: Mapear o (In)tangível (2023.10222.S4P23), promovido pelo Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora e pela Cátedra UNESCO em Património Imaterial, e conta com a colaboração do Património Cultural, I.P. e do Observatório Português das Atividades Culturais.
O projeto InMAP é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito do programa Science4Policy 2023 (S4P-23): Concurso de Estudos de Ciência para as Políticas Públicas, uma iniciativa do PlanAPP, Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública, em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia.
O questionário dirige-se às entidades que trabalham no âmbito do Inventário e documentação do Património Cultural Imaterial (PCI) ou da História oral.
Este questionário pretende analisar a situação destas entidades e identificar as principais lacunas e necessidades quanto à documentação, preservação e acesso deste património. Os resultados deste estudo irão contribuir para o desenvolvimento de orientações no campo das políticas públicas.
Pedimos que cada entidade preencha um só questionário. Agradecemos que cada entidade indique e reencaminhe o preenchimento do questionário para a pessoa responsável pelo projeto.
O questionário está aberto até 26 de setembro de 2025.
Pode preencher o questionário ao seu ritmo, mas como cada sessão tem a duração de apenas 20 minutos aconselhamos a "gravar inquérito inacabado" para continuar mais tarde. Mas não se esqueça de guardar os dados que utilizou na plataforma (ex. nome e palavra-passe de acesso aos dados já preenchidos) para voltar a aceder aos dados gravados.
Toda a informação recolhida será tratada pela equipa do InMAP, que assegura a sua confidencialidade e garante o anonimato da informação a publicar com os resultados. Nenhum inquirido ou entidade será identificado nos resultados finais, uma vez que os dados serão tratados de uma forma global.
Caso necessite de algum esclarecimento ou de informações adicionais não hesite em contactar-nos através deste e-mail: inmap@uevora.pt
Ao avançar com o preenchimento do questionário, estará a confirmar que leu e compreendeu as informações acima, e consente em participar neste questionário.
Muito obrigada pela sua colaboração!
A equipa: Ana Carvalho (Investigadora Responsável) e Paulo Batista (Co-Investigador Responsável), Armando Quintas (Investigador), Dália Guerreiro (Investigadora), Fernando Gameiro (Investigador), Joana Galhardas (bolseira de investigação), José Soares Neves (Observatório Português das Atividades Culturais), Marta Costa (Património Cultural, I.P.), Alexandre Matos (Consultor) e Ana Saraiva (Consultora)
***
O questionário foi desenhado para poder abranger um conjunto diversificado de perfis (ex.: museus, associações, universidades, arquivos, bibliotecas, municípios, entidades regionais, etc.). Nesse sentido, responda, por favor, às questões que considerar adequadas de acordo com o seu perfil. De modo a simplificar a formulação das questões, todas as iniciativas de entidades que trabalham no âmbito do Património Cultural Imaterial ou da História oral serão doravante designadas por “projeto”, ainda que possam ser projetos de natureza permanente ou integrados em entidades, ou projetos com início e fim.
O questionário também foi estruturado de modo a abranger projetos no âmbito do Património Cultural Imaterial (e.g., práticas culturais tradicionais) e projetos no âmbito da História oral que se dedicam ao estudo de eventos e contextos passados (ex.: Memórias da Revolução; Memória Oral da Diplomacia Portuguesa; Guerra Colonial, Memórias da Emigração, etc.)