Atenção: A execução de JavaScript está desativada no seu navegador ou neste site. Poderá não conseguir responder a todas as perguntas deste inquérito. Por favor, verifique os parâmetros do seu navegador.

Questionário InMAP

 

Este questionário insere-se no âmbito do projeto InMAP – Memórias e Arquivos: Mapear o (In)tangível (2023.10222.S4P23), promovido pelo Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora e pela Cátedra UNESCO em Património Imaterial, e conta com a colaboração do Património Cultural, I.P. e do Observatório Português das Atividades Culturais.

O projeto InMAP é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito do programa Science4Policy 2023 (S4P-23): Concurso de Estudos de Ciência para as Políticas Públicas, uma iniciativa do PlanAPP, Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública, em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O questionário dirige-se às entidades que trabalham no âmbito do Inventário e documentação do Património Cultural Imaterial (PCI) ou da História oral.

Este questionário pretende analisar a situação destas entidades e identificar as principais lacunas e necessidades quanto à documentação, preservação e acesso deste património. Os resultados deste estudo irão contribuir para o desenvolvimento de orientações no campo das políticas públicas.

Pedimos que cada entidade preencha um só questionário. Agradecemos que cada entidade indique e reencaminhe o preenchimento do questionário para a pessoa responsável pelo projeto.

O questionário está aberto até 26 de setembro de 2025.

Pode preencher o questionário ao seu ritmo, mas como cada sessão tem a duração de apenas 20 minutos aconselhamos a "gravar inquérito inacabado" para continuar mais tarde. Mas não se esqueça de guardar os dados que utilizou na plataforma (ex. nome e palavra-passe de acesso aos dados já preenchidos) para voltar a aceder aos dados gravados.

Toda a informação recolhida será tratada pela equipa do InMAP, que assegura a sua confidencialidade e garante o anonimato da informação a publicar com os resultados. Nenhum inquirido ou entidade será identificado nos resultados finais, uma vez que os dados serão tratados de uma forma global.

Caso necessite de algum esclarecimento ou de informações adicionais não hesite em contactar-nos através deste e-mail: inmap@uevora.pt

Ao avançar com o preenchimento do questionário, estará a confirmar que leu e compreendeu as informações acima, e consente em participar neste questionário.

Muito obrigada pela sua colaboração!

A equipa: Ana Carvalho (Investigadora Responsável) e Paulo Batista (Co-Investigador Responsável), Armando Quintas (Investigador), Dália Guerreiro (Investigadora), Fernando Gameiro (Investigador), Joana Galhardas (bolseira de investigação), José Soares Neves (Observatório Português das Atividades Culturais), Marta Costa (Património Cultural, I.P.), Alexandre Matos (Consultor) e Ana Saraiva (Consultora)

***

O questionário foi desenhado para poder abranger um conjunto diversificado de perfis (ex.: museus, associações, universidades, arquivos, bibliotecas, municípios, entidades regionais, etc.). Nesse sentido, responda, por favor, às questões que considerar adequadas de acordo com o seu perfil. De modo a simplificar a formulação das questões, todas as iniciativas de entidades que trabalham no âmbito do Património Cultural Imaterial ou da História oral serão doravante designadas por “projeto”, ainda que possam ser projetos de natureza permanente ou integrados em entidades, ou projetos com início e fim.

O questionário também foi estruturado de modo a abranger projetos no âmbito do Património Cultural Imaterial (e.g., práticas culturais tradicionais) e projetos no âmbito da História oral que se dedicam ao estudo de eventos e contextos passados (ex.: Memórias da Revolução; Memória Oral da Diplomacia Portuguesa; Guerra Colonial, Memórias da Emigração, etc.)

 

Informação geral
(Esta questão é obrigatória)
Desenvolve atividade ou projeto no âmbito do Património Cultural Imaterial ou da História oral?
(Esta questão é obrigatória)
Qual é a designação do projeto?
Caso tenha mais do que um projeto, por favor, indique todos os projetos. Havendo vários projetos, nas próximas questões, responda de forma abrangente, considerando todos os projetos
(Esta questão é obrigatória)
Qual é a designação da entidade onde se enquadra o projeto? 
Se aplicável
Qual é a tipologia da entidade que promove o projeto?
Selecione a opção que mais caracteriza a atividade da entidade que promove o projeto
Qual o Serviço ou Departamento onde o projeto se insere ou do qual está dependente na orgânica da entidade? 
Se aplicável
Qual é o sector onde o projeto desenvolve a atividade?

Qual é a região (NUTS) onde está sediado o projeto?

(Esta questão é obrigatória)
Qual o concelho onde está sediado o projeto? 
(Esta questão é obrigatória)
Em que ano iniciaram o projeto?
(Esta questão é obrigatória)
Descreva qual a motivação que levou à criação do projeto:
(Esta questão é obrigatória)
Quais são os objetivos do projeto?
Qual é a natureza do projeto?
Financiamento
(Esta questão é obrigatória)
Como é financiado?
(Esta questão é obrigatória)
Que tipo de financiamento?
(Esta questão é obrigatória)
Qual foi o valor do orçamento atribuído ao projeto em 2024?
Em euros
O financiamento atual é suficiente para responder às necessidades do projeto?
Recursos humanos e competências
Existe uma pessoa responsável pelo projeto?
(Esta questão é obrigatória)
Se sim, indique qual o cargo que a pessoa responsável pelo projeto ocupa na entidade onde se insere o projeto (ex. Diretor do museu, Coordenador do centro de documentação, Presidente da associação, Chefe de divisão, Director do departamento, Investigador Responsável, etc.) 
 
Qual a categoria profissional da pessoa responsável?
Qual o nível de escolaridade da pessoa responsável?
Indique o nível mais elevado de escolaridade concluído
Qual a área de formação académica da pessoa responsável?
Se aplicável
Qual a situação contratual da pessoa responsável pelo projeto?
Indique o total de pessoas ao serviço do projeto em 2024 (integradas ou não no quadro da tutela onde o projeto está afeto, incluindo estagiários, bolseiros e voluntários):
Indique o total de pessoas ao serviço do projeto que trabalham em permanência e estão integradas no quadro da tutela onde o projeto está afeto:
O pessoal ao serviço é suficiente para garantir as tarefas relacionadas com o projeto? (ex.: inventário, documentação, informatização – sistema de gestão de informação, digitalização, metadados, preservação digital, transcrição de entrevistas, armazenamento, website, redes sociais, etc.)
Recorrem à contratação de serviços externos (ex.: fora da tutela onde o projeto está afeto) para o desenvolvimento das atividades?
Se sim, indique em que âmbito recorrem a serviços externos:
(Esta questão é obrigatória)
Existem competências ou conhecimentos específicos que estão em falta ou precisam de ser reforçados internamente para garantir o desenvolvimento do projeto?
(Esta questão é obrigatória)
Se sim, indique qual(ais) as competências ou conhecimentos que estão em falta ou precisam de ser reforçados:

Existem competências digitais que estão em falta ou precisam de ser reforçadas internamente para garantir o desenvolvimento do projeto?

Por competência digital entendemos: a utilização confiante, crítica e responsável das tecnologias digitais aplicadas na aprendizagem, no trabalho e na participação na sociedade. Inclui a literacia da informação e dos dados, a comunicação e a colaboração, a literacia dos media, a criação de conteúdos digitais (incluindo a programação), a segurança (incluindo o bem-estar digital e as competências relacionadas com a cibersegurança), questões relacionadas com a propriedade intelectual, com a resolução de problemas e com o pensamento crítico (adaptado de “key Competences for Lifelong Learning”, 2018, p. 10)
Se sim, indique qual(ais) as competências digitais que estão em falta ou precisam de ser reforçadas:
Se identificar outra(s) competência(s) digital(ais), para além das que foram acima indicadas, por favor, indique qual(ais): 
(Esta questão é obrigatória)
Que lacunas ou desafios existem ao nível dos recursos humanos no âmbito do projeto?
Caracterização do património
(Esta questão é obrigatória)
Inventariam elementos do Património Cultural Imaterial?
O Património Cultural Imaterial é aqui entendido de acordo com a Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (2003) da UNESCO como sendo as “práticas, representações, expressões, conhecimentos e aptidões [de caráter tradicional e transmitido de geração em geração] – bem como os instrumentos, objetos, artefactos e espaços culturais que lhes estão associados – que as comunidades [...] reconheçam como fazendo parte do seu património cultural [...]” (art. 2.º, Convenção de 2003) e da sua identidade coletiva.
Se sim, faça uma estimativa do número atual de registos de elementos do Património Cultural Imaterial no âmbito do projeto de inventário?
1 registo equivale a 1 elemento do Património Cultural Imaterial
Inventariam elementos do Património Cultural Imaterial em que domínios?
(Esta questão é obrigatória)
Fazem entrevistas no âmbito da História oral?
Se sim, faça uma estimativa do número de entrevistas registadas no âmbito da recolha de Património Cultural Imaterial ou no contexto de um projeto de História oral:
(n.º de entrevistas)
(Esta questão é obrigatória)
Indique a(s) área(s) temática(s) das entrevistas (ex. Guerra Colonial, saber-fazer, tradição oral, história das profissões/trabalho, migração, Revolução de 25 de Abril de 1974, histórias de vida, história local, indústria, etc.): 
No âmbito do registo dos elementos de Património Cultural Imaterial ou de História oral, qual(ais) o(s) formato(s) em que são coletados os vários materiais?
A soma das percentagens deverá corresponder a 100% do total
(Esta questão é obrigatória)
Qual é o âmbito territorial das recolhas e registos de Património Cultural Imaterial ou de História oral?
Fazem georreferenciação (incluir coordenadas geográficas) dos registos de Património Cultural Imaterial ou de História oral?
A recolha e registo de Património Cultural Imaterial ou de História oral realiza-se em parceria com outras entidades?
(Esta questão é obrigatória)
Se sim, refira com que tipo de entidade(s) realizou parcerias nos últimos dois anos (2023 e 2024):
(Esta questão é obrigatória)
Se realizou parcerias com outra(s) entidade(s), por favor, indique qual(ais) e descreva o tipo de trabalho realizado (ex.: investigação, inventário e documentação, digitalização, conservação, promoção, divulgação, educação não-formal, transmissão, etc.):
Inventário e documentação
(Esta questão é obrigatória)
Os registos de Património Cultural Imaterial possuem número de inventário?
(Esta questão é obrigatória)
Os registos de entrevistas possuem número de inventário?
Existem normas escritas de procedimentos para o inventário e documentação no âmbito do projeto?
Utilizam algum sistema de gestão de informação?
(Esta questão é obrigatória)
Se sim, indique que tipo de sistema de informação utilizam:
(Esta questão é obrigatória)
Indique o nome do(s) sistema(s) de informação que utilizam: 
O sistema de gestão de informação utilizado segue alguma norma?
(Esta questão é obrigatória)
Se seguem alguma norma, refira qual(ais):
Utilizam algum sistema de vocabulário controlado/thesauri para a indexação, descrição ou classificação do património?
(Esta questão é obrigatória)
Se sim, refira qual(ais):
(Esta questão é obrigatória)
Existe interligação (interoperabilidade) entre o sistema de gestão de informação utilizado e outros sistemas de gestão de informação da entidade onde se insere o projeto (ex.: sistema de informação relativo a bens arquivísticos, bibliográficos, museológicos, patrimoniais, etc.)
(Esta questão é obrigatória)
Se sim, refira de que forma é feita essa interligação: 
Que lacunas ou desafios existem ao nível do inventário e documentação no âmbito do projeto?
Digitalização
Que percentagem dos registos de Património Cultural Imaterial ou dos registos de História oral está digitalizada?
Que percentagem dos registos de Património Cultural Imaterial ou dos registos de História oral está em suporte analógico?
(Esta questão é obrigatória)
Está prevista a realização de programas de digitalização no âmbito do projeto?
Se sim, indique numa escala de 1 a 5, em que 1 representa “prioridade baixa” e 5 “prioridade alta”, o nível de prioridade dos diferentes suportes para a digitalização:
1 2 3 4 5 Sem resposta
Textual/documental
Fotográfico
Filmográfico
Sonoro
Gráfico
Objetos
Outros
Caso as prioridades de digitalização tenham por base outros critérios, indique-os: 
Existem requisitos mínimos de qualidade estabelecidos para a digitalização dos diferentes objetos e materiais?
O trabalho de digitalização segue normas técnicas? (ex.: Conselho Internacional de Arquivos; Formatos adequados para preservação – Arquivo.pt; Eureka3D; FADGI Still Image Working Group; ISO/TC 42/JWG 26 – Digitizing Cultural Heritage Materials, Metamorfoze Preservation Imaging Guidelines, etc.)
Se sim, indique qual(ais): 
Que lacunas ou desafios existem quanto à digitalização no âmbito do projeto?
Preservação digital
Aproximadamente, quantos terabytes (TB) de objetos digitalizados ou objetos digitais foram criados pelo projeto? (1 terabyte- TB - corresponde a 1000 gigabytes - GB)
Têm uma estratégia de preservação digital? 
Entendemos aqui a preservação digital como as atividades que asseguram a continuidade do acesso aos objetos digitais ou digitalizados durante o tempo que seja necessário, considerando a evolução tecnológica (ex.: obsolescência de hardware e de software), as mudanças organizacionais, e o processo de degradação (adaptado de: “Digital Preservation Coalition”, 2015).
Existem normas escritas de procedimentos no âmbito da preservação digital?
Onde são armazenados os objetos digitais ou objetos digitalizados?
A situação atual de armazenamento é adequada às necessidades?
Realizam cópias de segurança da informação armazenada?
Se sim, com que regularidade?
Utilizam um sistema de armazenamento externo de modo a garantir a preservação digital? (ex.: LOCKSS - Lots of Copies keep Stuff Safe -, CLOCKSS, etc.)
(Esta questão é obrigatória)
Se sim, indique qual o sistema de armazenamento externo utilizado:
A obsolescência de software e de hardware está prevista no âmbito da preservação digital a longo prazo?
A transcrição de entrevistas pode contribuir para assegurar a preservação digital dos registos. As entrevistas são transcritas?
Se respondeu que sim, como fazem a transcrição?
Se respondeu que não, está prevista a transcrição?
Que lacunas ou desafios existem quanto à preservação digital no âmbito do projeto?
Questões legais, privacidade e consentimento
São detentores dos direitos de autor sobre as obras e demais materiais (ex.: registo fotográfico, vídeo, etc.) do património registado?
(Esta questão é obrigatória)
Existe um formulário normalizado para o consentimento informado de informantes/entrevistados/as?
(Esta questão é obrigatória)
Existe um formulário normalizado para a doação de objetos e outra documentação?
Existem diferentes níveis de acesso aos registos e sua documentação? (ex.: conteúdos sensíveis, privacidade, etc.)
Existem normas escritas de procedimentos para a gestão de restrições de acesso (ex.: embargos ao acesso de entrevistas/documentação por determinados períodos, identificação de conteúdos sensíveis ou privados, anonimização, etc.)
O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) tem influenciado a gestão do património e a utilização dos dados?
Se sim, indique exemplos onde se refletiu essa influência:
Que lacunas ou desafios existem quanto a questões legais (ex.: direito de autor), privacidade e consentimento no âmbito do projeto?
Acesso digital
Têm website ou outra plataforma digital que dê acesso aos registos de Património Cultural Imaterial ou de História oral?
Se sim, que informação e recursos são disponibilizados no website ou plataforma?
Se sim, que serviços de acessibilidade são disponibilizados no website ou plataforma?
O website cumpre os requisitos de acessibilidade, de acordo com o Decreto-Lei n.º 83/2018? (O Decreto-Lei n.º 83/2018 define os requisitos de acessibilidade dos sítios web e das aplicações móveis de organismos públicos)
Se sim, o website disponibiliza a “Declaração de Acessibilidade”?
O website ou plataforma apresenta conteúdos em outras línguas além do português?
Se sim, descreva que tipo de conteúdos são apresentados em outras línguas: 
Que ferramentas disponibilizam no website ou plataforma?
Que percentagem do património registado está disponível online? 
Utilizam alguma licença pública (ex.: Creative Commons) que dê permissão para o uso e partilha dos conteúdos disponibilizados online?
Se utilizam alguma licença pública, indique qual: 
Se disponibilizam o acesso digital através de website ou outra plataforma, fazem a monitorização dos visitantes?
Se sim, que informação monitorizam:
Se monitorizam a variação anual de visitantes do website, indique o número de visitas virtuais, em 2024:
Disponibilizam o acesso aos registos de Património Cultural Imaterial ou de História oral em plataformas coletivas ou repositórios temáticos? (ex.: Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, Europeana, Wikimedia, Google Art & Culture, MIMO – Musical Instrument Museums online, Flickr, etc.)
Se sim, indique qual(ais):
Utilizam as redes sociais para divulgar o projeto?
Se sim, refira qual(ais) a(s) redes sociais que utilizam:
Se utilizam as redes sociais, que monitorização fazem?
Que lacunas ou desafios existem no que respeita ao acesso digital no âmbito do vosso projeto? 
Acesso físico
Disponibilizam o acesso físico ao arquivo do projeto?
Se disponibilizam acesso físico, assinale a(s) tipologia(s) de instalações físicas utilizadas:
As instalações físicas do arquivo estão acessíveis ao público? 
No caso de disponibilizarem o acesso físico do arquivo para consulta, fazem o registo de utilizadores?
Se fazem o registo, indique o número de utilizadores, em 2024:
Sobre a frequência de utilizadores, numa escala de 1 a 5, em que 1 representa “menos frequente” e 5 “muito frequente” indique o grau de frequência dos utilizadores do arquivo:
1 2 3 4 5 Sem resposta
Investigadores
Professores
Estudantes
Público em geral
Recursos disponibilizados
São desenvolvidos recursos a partir dos registos de Património Cultural Imaterial ou de História oral? (Ex.: projetos e atividades educativas, recursos educativos físicos ou digitais, exposições físicas ou digitais, publicações, conferências, palestras, debates, newsletters, documentários, podcasts, vídeos, brochuras e outros elementos de divulgação e promoção, etc.)
(Esta questão é obrigatória)
Se respondeu sim, indique qual(ais) os recursos desenvolvidos, considerando os últimos 2 anos (2023 e 2024): 
Participação das comunidades
As atividades desenvolvidas no âmbito do projeto envolvem a participação das comunidades*? (Ex.: identificação de património, inventário e documentação, atividades educativas e de sensibilização, recursos educativos digitais, exposições físicas ou digitais, publicações, conferências, debates, workshops, documentários; participação em diferentes modalidades, por ex: consulta, co-gestão, co-curadoria, etc.)
* O sentido aqui aplicado de “comunidades” refere-se às pessoas detentoras deste património ou praticantes desse património, ou informantes no caso da História oral
(Esta questão é obrigatória)
Se respondeu sim, descreva em que contexto e de que forma se concretiza a participação? 
Que lacunas ou desafios existem ao nível da participação das comunidades nas atividades do projeto?
Comentários finais
O questionário está a terminar. Refira, se assim entender, outros aspetos não mencionados anteriormente ou esclareça aspetos já respondidos que considere relevantes para caracterizar a situação do projeto.
Informações finais
Questionário preenchido por:
Término do questionário
O questionário está concluído. Muito obrigada pela sua colaboração!